Domingo, 01 de Agosto de 2021
67 99936-9316 ou 67 991273230
Geral INTRETENIMENTO

Dia Mundial do Cérebro é comemorado nesta quinta (22)

Nutricionista recomenda alimentos que melhoram a saúde do cérebro

22/07/2021 10h36
Por: Campo Grande Fonte: ASSECOM
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

O cérebro é responsável pelo funcionamento de todas as funções do corpo.  Por esse motivo, o órgão ganhou uma data especial no calendário. Nesta quinta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial do Cérebro. Para cuidar da saúde desse importante aliado, a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, recomenda alimentos que ajudam a fortalecer a memória, melhoram a criatividade e previnem depressão, Alzheimer e Parkinson.

A primeira dica é o consumo de amendoim. A nutricionista aponta que a leguminosa é fonte de gorduras insaturadas, vitaminas A, B e E e minerais como folato, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio. “Uma alimentação rica em antioxidantes é essencial para a saúde do cérebro e protege contra os tumores cerebrais. Também melhora o ritmo da produção de energia. O ideal é consumir, no máximo, de 30 a 40 gramas por dia e de preferência no café da manhã. Pessoas alérgicas devem evitar o alimento”, alerta.

Outras alternativas são os alimentos ricos em ômega-3, como peixes (atum, sardinha, salmão, truta, tilápia e bacalhau), nozes, castanhas, amêndoas e sementes de chia e de linhaça.  Eles eliminam toxinas do cérebro e favorecem a formação de neurônios. Também amenizam os sintomas de depressão, melhoram a concentração, o aprendizado, a leitura, a interpretação e previnem o envelhecimento cerebral, além de agirem contra o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

As folhas escuras – couve, espinafre e agrião – desempenham um importante papel na oxigenação do cérebro. Também são ricas em vitaminas E e K e ácido fólico. “Esses nutrientes contribuem para a formação de esfingolipídios – uma gordura integrada nas células cerebrais – que protegem o cérebro e previnem contra Acidente Vascular Cerebral (AVC). Especiarias como açafrão, salsinha, orégano, tomilho, alho e cravo da índia têm algumas funções parecidas e podem ser usados de forma moderada ao temperar as refeições”, afirma a nutricionista.

Para melhorar o humor e a criatividade, a orientação é variar o cardápio de frutas. “Procure comer banana, mamão, abacate e melancia. Elas aumentam a produção de serotonina, que também ajuda a controlar a ansiedade. Mau humor, sonolência, vontade de comer doces, irritabilidade e falta de concentração são sinais de baixa serotonina. Fique alerta! Outra sugestão que pode animar o dia é o consumo de laranja. Fonte de vitamina C, ela melhora a energia e diminui o estresse”, ressalta Tizziani.

A nutricionista destaca que uma alimentação equilibrada é indispensável para manter o bom funcionamento do cérebro. “Reduzir o consumo de bebidas industrializadas, açúcares e adoçantes, ketchup e bebidas alcoólicas promove mais qualidade de vida. Fumantes também devem ficar atentos, pois o cigarro aumenta o estresse e provoca derrames cerebrais. Cuide de sua saúde! Beba água e tenha noites reguladas de sono. Garanta o seu bem-estar!”, destaca Tizziani.

O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, possui sete lojas em Campo Grande e cumpre todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica
Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II
Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy
Loja Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855
Loja Parati – Rua da Divisão, 1208
Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja Tiradentes – R. Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço

Sobre o Grupo Pereira – Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 86 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 44 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição) e sete lojas do SempreFort (varejo farmacêutico). O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label VuonCard, que já conta com mais de 430 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 03h43 - Fonte: Climatempo
13°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 27°

13° Sensação
20 km/h Vento
58% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens