Sábado, 18 de Setembro de 2021
34°

Alguma nebulosidade

Campo Grande - MS

Geral Mato Grosso do Sul

Com grande expectativa de ingressar na carreira penitenciária, alunos iniciam Curso de Formação

Formada em Pedagogia, Ana Cristina Marques Assunção, 39 anos, demonstra sua força de vontade e garra para se dedicar à carreira penitenciária. “É o...

13/09/2021 às 14h55
Por: Campo Grande Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Formada em Pedagogia, Ana Cristina Marques Assunção, 39 anos, demonstra sua força de vontade e garra para se dedicar à carreira penitenciária. “É o início da realização de um sonho, estamos aguardando este momento há mais de três anos e hoje vamos iniciar nossa capacitação para ingresso no sistema penitenciário”, comemora a conquista.

A abertura do 38º Curso de Formação para Agentes Penitenciários foi realizada, na manhã desta segunda-feira (13.9), pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen), na capital.

O diretor-presidente da autarquia, Aud de Oliveira Chaves, destacou a importância do ingresso de novos servidores para o aprimoramento dos serviços prestados.  “Temos assumido novas atribuições graças ao empenho de nossos profissionais, que estão sendo capacitados constantemente, contribuindo para evolução do sistema penitenciário de forma responsável e eficiente”, afirmou, oferecendo as boas vindas e desejando um bom curso aos alunos.

Com 893 profissionais já formados somente neste último concurso público, a Agepen oferece esta capacitação a mais 55 aprovados em todas as etapas anteriores do certame.

Com carga horária total de 420 horas/aula, a capacitação contemplará 15 disciplinas e estágio nas unidades prisionais, com 10 horas por dia, e previsão de término em novembro.

Presente na abertura, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, ressaltou a missão dos policiais penais na ressocialização dos apenados.

“Temos uma das maiores populações carcerárias do mundo, per capita, com mais de 703 presos a cada 100 mil habitantes, conforme o Conselho Nacional de Justiça. Então o principal desafio profissional é nos ajudar a administrar esta superpopulação carcerária, desenvolvendo estudo, trabalho, leitura, que são ferramentas eficientes para reduzir o tempo do encarceramento”, destacou Videira, informando que a intenção é ampliar cada vez mais a atuação da polícia penal no âmbito da justiça.

A equipe de instrutores passou por processo seletivo, sendo especialistas, mestres e doutores em suas respectivas áreas. Dentre os tópicos relevantes a serem abordados durante o curso estão diversidade, qualidade de vida e as mudanças da polícia penal.

O diretor da Espen, Vilson Guedes, desejou sucesso aos novos alunos e reforçou que devem se dedicar ao estudo, pois ainda integra uma das fases do concurso público. “Os professores foram selecionados por currículo, temos de especialistas a doutores, explorem o conhecimento deles ao máximo para que sejam excelentes profissionais também”, afirmou.

Após a finalização do curso, os novos servidores aprovados atuarão na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), considerada a maior unidade prisional do estado. O Manual de Orientação do Aluno foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (13.9), e está disponível no site da Agepen, na Aba Downloads - Escola Penitenciária (clique aqui).

Também participaram do evento,  o coordenador de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro; o chefe de Gabinete da Agepen, Valdimir Ayala Castro; o diretor de Administração e Finanças, Rodrigo Maiorchini; a corregedora-geral, Cinthia Danielle do Nascimento Silva; o comandante do Operações Penitenciárias, Richard Dias, o diretor do Estabelecimento penal "Jair Ferreira de Carvalho", Mauro Augusto Ferrari de Araújo; além de professores e servidores da Agepen. 

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni, Agepen

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS Atualizado às 19h07 - Fonte: ClimaTempo
34°
Alguma nebulosidade

Mín. 25° Máx. 37°

Dom 38°C 25°C
Seg 38°C 25°C
Ter 39°C 26°C
Qua 36°C 24°C
Qui 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes