Sábado, 27 de Novembro de 2021
26°

Nuvens esparsas

Campo Grande - MS

Geral Mato Grosso do Sul

25 de Novembro Dia Nacional do Doador de Sangue: saiba como doar

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta quinta-feira (25). A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, ...

25/11/2021 às 08h30
Por: Campo Grande Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta quinta-feira (25). A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.

Essa relevância se tornou ainda maior em meio a um período de diminuição dos estoques nos hemocentros de todo o país. De acordo com as assessorias de comunicação dos Hemocentros Unidos, durante a pandemia do coronavírus, houve uma diminuição de até 50% comparecimento diário de doadores em algumas regiões do país.

No Hemosul MS as quedas nas presenças diárias chegaram a 50% em meses críticos, mas com muita ajuda das campanhas e mobilização dos doadores a redução foi de apenas 10% nas doações no ano de 2020 em relação a 2019, em números, um impacto de mais de 5 mil bolsas a menos. “É como se ficássemos um mês inteiro fechado para doações no ano de 2020, tivemos épocas muito difíceis, mas hoje na comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue a gente já consegue ter uma esperança de retomada das doações e regularidade dos estoques para continuarmos ajudando a salvar vidas” explica a Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Como doar?

É preciso cumprir alguns requisitos básicos. A pessoa doadora precisar estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 55kg. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal. Além disso, antes da doação é necessário estar descansado, alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. No ato da doação é exigida a apresentação de um documento oficial com foto. 

Também é necessário esperar um período de 60 dias entre uma doação e outra, para homens; e 90 dias, para mulheres.

Há também impeditivo temporário em casos de ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de realização de tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, entre outros.

Vacinas

Segundo o Hemosul Coordenador, por causa da pandemia da Covid-19 e do caledário de vacinação, é importante respeitar o prazo de espera após aplicação para garantir uma doação segura.

Coronavac– 48h

Janssen, Astrazeneca e Pfizer– 7 dias

Para mais informações acesse o sitewww.hemosulms.gov.brou acesse as nossas redes sociais @hemosulms

Lívia Miranda, assessoria de Comunicação  Hemosul MS

Foto: Saul Schramm

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários