Sábado, 20 de Abril de 2024
21°

Tempo limpo

Campo Grande, MS

Cidades INTERIOR

DOURADINA-MS| Município comemora 63 anos com uma das melhores festas de Peão do Brasil

.

06/04/2022 às 10h28
Por: Campo Grande Fonte: JE
Compartilhe:
ASSESSORIA
ASSESSORIA

Ao comemorar seus 63 anos de emancipação político administrativa, o município de Inocência deu um verdadeiro presente para seus moradores em 2022, a realização da 40ª Festa do Peão e de outros eventos tradicionais na cidade, que estavam suspensos há dois anos devido à pandemia.

Famosa em todo o Brasil pela organização e pelo tamanho, a Festa do Peão de Inocência faz parte do calendário oficial de rodeios do país e recebe atletas de outros estados e do mundo.

Este ano ela foi iniciada no dia 31 de março e se estendeu até segunda-feira (04/04). Um dos pontos altos do evento foi a abertura oficial, que aconteceu no sábado (02/04) e contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito da cidade, Toninho da Cofapi, o vice-prefeito Adair Aparecido Freitas, a deputada estadual Mara Caseiro, o vereador de Campo Grande Dr. Jamal, entre outros.

©FRANCISCO BRITTO

©FRANCISCO BRITTO

Membros da Comissão Organizadora da Festa de Peão de Inocência (Cofapi) também estiveram presentes e na ocasião apresentaram um vídeo em homenagem a todos os ex-presidentes.

 

Ao participar da festa, o prefeito da cidade, Toninho da Cofapi destacou a importância das pessoas que se dedicaram à preparação do evento.

“Quero parabenizar toda a comissão organizadora da festa, em nome da Mariene. Parabenizar a todos aqueles que iniciaram há 40 anos essa festa, às vezes com dificuldades, sem receita. Assim também seguiram as outras comissões. Passei por ali por quatro anos e agradecemos a cada um que esteve na comissão, patrocinadores, tropeiros, boiadeiros, peões, enfim, todos os envolvidos com a Cofapi, que é uma entidade sem fins lucrativos, onde as pessoas trabalham voluntariamente para trazer o entretenimento para nossa população”, lembrou.

©FRANCISCO BRITTO

©FRANCISCO BRITTO

Toninho falou ainda sobre a qualidade dos rodeios deste ano e do profissionalismo dos competidores que participaram do evento.

 

“Vieram cinco campeões de Barreto, três de touro e 2 de cavalo. Então, o nível hoje dos peões, através das contratações que a Cofapi faz, é muito alto. Montaria em boi já é sacramentada e proporciona um espetáculo para a população, mas com os cavalos não está sendo diferente. Queremos parabenizar os tropeiros, porque não é fácil fazer uma tropa de cavalos para rodeio, mas o pessoal tem feito isso com muita responsabilidade e carinho, trazendo o que é de melhor para o rodeio de Inocência”, elogiou.

Já o vice-prefeito Adair Aparecido de Freitas, falou da alegria em poder comemorar o aniversário da cidade após o período de pandemia.

©FRANCISCO BRITTO

©FRANCISCO BRITTO

“Dois anos de pandemia, tudo parado e graças a Deus chegou a vacina e podemos hoje, juntos, comemorar com nossa população, com a festa do Peão, sem máscaras”, disse.

 

Para a presidente da Cofapi, Mariene Garcia de Freitas, o diferencial da edição 2022 foi a qualidade dos rodeios, possível graças ao empenho da comissão.

“É muito importante a gente estar aqui hoje com saúde, comemorando os 40 anos de Cofapi, comemorando que Deus nos proporcionou esse momento. No ano passado tivemos essa expectativa e não conseguimos realizar, mas agora estamos aqui fazendo essa festa, uma festa que é para o público. Nosso principal objetivo era realizar um rodeio de qualidade e a expectativa foi superada”, disse.

©FRANCISCO BRITTO

©FRANCISCO BRITTO

A presidente explicou ainda que esse ano a novidade foi a transmissão ao vivo pelo YouTube do rodeio de encerramento. “Foi um presente para a população rural de inocência, para as cidades vizinhas e para o mundo. Isso mostra que Inocência valoriza o rodeio”, falou.

 

A festa impressionou os visitantes, que durante os 5 dias de evento puderam assistir à montarias, shows musicais, rodeios amadores e profissionais com a participação de atletas de alto nível, e muito mais.

Prestigiando a festa, a prefeita da cidade de Água Clara, Gerolina Alves, enalteceu o trabalho do prefeito Toninho da Cofapi e parabenizou a cidade.

©FRANCISCO BRITTO

©FRANCISCO BRITTO

“Estamos prestigiando nosso querido município de Inocência por mais um aniversário. Parabenizo o Toninho pelo excelente trabalho, pela excelente administração que vem desenvolvendo no município e parabenizo o povo de Inocência, município irmão de Água Clara e pelo qual temos muito carinho e consideração”, declarou.

 

A programação das comemorações contou também com um grande leilão de gado realizados no dia 02/04, que contou com a presença de muitos pecuaristas. Na ocasião mais de 1000 animais foram vendidos.

©FRANCISCO BRITTO

©FRANCISCO BRITTO

Outro destaque da festa foi a Queima do Alho, uma disputa onde vence quem prepara a melhor comida. A competição foi realizada no domingo (03/04) pelas comitivas Poeira da Estrada e Comitiva dos Amigos. Após o preparo, o almoço foi serviço ao som da dupla Alti Reis e Montenegro e das meninas violeiras Amanda e Alana.

 

No mesmo dia aconteceu um bingo em prol da Cofapi, com sorteio de diversos bezerros.

À noite, a diversão foi marcada pelo rodeio de touros e cavalos e um baile, onde novamente se apresentaram a dupla Alti Reis e Montenegro.

Na segunda-feira (04/04), dia do aniversário da cidade e encerramento da festa, aconteceu a final do rodeio, com portões abertos à população, e um grande show do cantor Loubet, que foi possível graças à parceria com a prefeitura, que colaborou com R$ 150 mil em recursos, e com o Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Cultura, responsável pela contratação do show.

©FRANCISCO BRITTO

©FRANCISCO BRITTO

Este ano participaram da festa atletas da ACR (Associação de Campeões de Rodeio) e SBC (Seleção Brasileira de Cutiano).

 

“Faz um tempo que venho mantendo contato com a ACR, com a seleção brasileira e com os principais tropeiros do Brasil. Não abrimos mão da qualidade”, finalizou Mariene.

A pedido da população, aconteceram também rodeios infantis em carneiros.

O campeão de rodeio em touro dessa edição da Festa do Peão foi o competidor Lucas Eduardo da Costa Silva, que é natural de Inocência e celebrou a vitória em casa, ao lado de amigos e familiares.

©FRANCISCO BRITTO

©FRANCISCO BRITTO

“É bom de mais ganhar dentro de casa. Uma emoção imensa e eu nunca vou esquecer desse momento. Já ganhei outros prêmios em Maracaju, Quirinópolis (GO), mas igual esse aqui não tem, emoção de mais”, destacou o vencedor.

 

Lucas integra o Time de Campeões (ACR) e que teve, da 2ª à 10ª colocação outros atletas do Estado e também de Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Goiás.

Já pela disputa envolvendo a Seleção Brasileira de Cutianos (SBC) o grande vencedor foi Edvaldo Antônio Filho, de Aparecida do Taboado. Os outros vencedores dessa categoria, do 2º ao 10º colocado são de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Goiás.

Todos foram premiados com uma quantia em dinheiro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários