Vários hábitos diários podem impactar negativamente o cérebro e a memória. Em entrevista à revista Parade, neurologistas chamaram atenção para o multitasking — fazer várias coisas ao mesmo tempo no trabalho, como enviar e-mails durante reuniões ou trabalhar enquanto ouve um podcast — prática que deve ser repensada.
Principais alertas dos especialistas:
Jeffrey Portnoy explica que “existem áreas do cérebro dedicadas a atividades específicas que só conseguem realizar uma tarefa de cada vez”. Mesmo que pareça que estamos fazendo várias coisas simultaneamente, na prática o cérebro rapidamente alterna entre elas, o que pode comprometer a qualidade e eficiência do trabalho.
Muhammad Arshad ressalta que o cérebro não foi projetado para executar múltiplas tarefas simultaneamente. Segundo ele, o multitasking pode parecer produtivo, mas na verdade pode aumentar o tempo total de execução e a ocorrência de erros. Pequenas pausas mentais entre as tarefas podem custar até 40% do tempo produtivo.
Portnoy também alerta que essa prática pode resultar em mais estresse, exaustão e diminuição do desempenho geral.
Os especialistas sugerem repensar a organização das tarefas diárias, focando em realizar uma atividade por vez para melhorar a eficácia e preservar a saúde mental.
Mín. 22° Máx. 35°