Quarta, 12 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo nublado

Campo Grande, MS

Internacional POLITICA

Trump declara que os EUA vão ‘assumir’ a Faixa de Gaza em encontro com Netanyahu

Presidente dos EUA sugere que palestinos sejam reassentados em outros países da região

05/02/2025 às 08h33
Por: Campo Grande Fonte: G1 DA REDAÇÃO
Compartilhe:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira, 4 de fevereiro, que os Estados Unidos irão assumir o controle da Faixa de Gaza, argumentando que "as mesmas pessoas" (palestinos) não deveriam ser responsáveis pela reconstrução e ocupação do território.


A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, em Washington, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o primeiro líder estrangeiro a ser recebido pelo republicano em seu segundo mandato.

Reação de Netanyahu e plano para Gaza

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não comentou diretamente a proposta de Trump, mas reforçou que os objetivos de Israel na Faixa de Gaza são a libertação dos reféns e a eliminação de ameaças à segurança israelense.

Mais cedo, Trump sugeriu que os palestinos que vivem no território deveriam deixar a região, uma ideia apoiada por setores da extrema-direita israelense. Segundo analistas, tal medida configuraria limpeza étnica de acordo com o direito internacional.


O presidente dos EUA disse ainda que Jordânia e Egito deveriam receber os palestinos deslocados de Gaza, cuja infraestrutura foi devastada após 15 meses de conflito entre Israel e o Hamas.

Egito e Jordânia rejeitam proposta de Trump

Tanto o Egito quanto a Jordânia rejeitaram a ideia, defendendo que os palestinos permaneçam em suas terras. A posição dos dois países foi expressa em comunicados oficiais, reafirmando o direito dos palestinos sobre o território.

“É um local em escombros. Se pudéssemos encontrar o pedaço certo de terra, ou vários pedaços de terra, e construir alguns lugares realmente bons com bastante dinheiro na região [para os palestinos], aí sim. Acho que seria muito melhor do que voltar para Gaza", declarou Trump a repórteres no Salão Oval.


A proposta gerou forte repercussão internacional e deve ser tema de discussões diplomáticas nos próximos dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS Atualizado às 17h02 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

Qui 28°C 21°C
Sex 26°C 20°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 31°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes