As articulações políticas ganham força em Mato Grosso do Sul com o avanço das negociações para uma possível fusão entre PSDB, Podemos, Republicanos e Solidariedade. O novo partido, que deve surgir da união dessas siglas, poderá lançar dois nomes de peso para a disputa ao Senado em 2026: o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos), que busca a reeleição.
Há também a possibilidade de o Republicanos lançar candidatura própria, com o nome da vereadora Isa Marcondes, de Dourados, cotada nos bastidores como alternativa feminina ao Senado.
Se consolidada, a fusão deverá criar a maior bancada da Assembleia Legislativa, com oito deputados estaduais, e a maior representação na Câmara Municipal de Campo Grande, com nove vereadores. No entanto, os líderes partidários precisarão convencer os atuais mandatários a permanecerem na nova sigla, já que a junção entre partidos libera os parlamentares para migrarem para outras legendas sem perder o mandato, conforme prevê a legislação eleitoral.
O movimento político é acompanhado de perto pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), que aguarda o desfecho da fusão para definir por qual partido disputará a reeleição em 2026. Segundo aliados, Riedel deve levar em conta o fundo eleitoral e o tempo de propaganda no rádio e na TV.
Já Reinaldo Azambuja, considerado favorito na disputa pelo Senado, ainda avalia o cenário antes de oficializar a candidatura. Interlocutores do ex-governador temem que ele repita o exemplo do ex-governador Pedro Pedrossian, que em 2002 liderava as pesquisas, mas acabou derrotado por Delcídio do Amaral (PT) e Ramez Tebet (MDB).
Além de Reinaldo e Soraya, o grupo tucano pode enfrentar concorrência de nomes como:
Nelsinho Trad (PSD) – atual senador e aliado do governo estadual
Tereza Cristina (PP) – senadora e articuladora de um nome pelo Progressistas, entre os quais:
Gerson Claro – presidente da Assembleia Legislativa
Marcelo Miglioli – secretário de Infraestrutura de Campo Grande
Dr. Luiz Ovando – deputado federal
O PL também se movimenta para lançar um nome próprio ao Senado, caso Reinaldo não cumpra o acordo com Jair Bolsonaro de se filiar ao partido. Os cotados são:
Giani Nogueira – vice-prefeita de Dourados
Rodolfo Nogueira – deputado federal e esposo de Giani
Mín. 20° Máx. 31°