Domingo, 20 de Abril de 2025
24°

Tempo nublado

Campo Grande, MS

Anúncio
Economia CAPITAL MS

China mira investimentos na Rota Bioceânica e busca parcerias estratégicas em Mato Grosso do Sul

Executivos chineses demonstram interesse em setores como mineração, proteína animal e bioenergia; Governo do Estado reforça potencial de internacionalização

13/04/2025 às 14h35
Por: Campo Grande Fonte: ASSECOM
Compartilhe:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu, na última sexta-feira (11), uma comitiva de executivos chineses interessados em conhecer mais sobre a Rota Bioceânica, projeto estratégico que liga o Brasil aos portos do norte do Chile, passando por Paraguai e Argentina. A reunião foi conduzida pelo titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação)Jaime Verruck, e marca um avanço concreto na atração de investimentos internacionais para o Estado.

Delegação de peso

A comitiva chinesa foi composta pelos executivos Tao Hailang, Charles Lu, Lu Hongbing, Xinxin Liu e Changwen Wu, além de Edson Kohl Junior. Também participaram do encontro o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, e os secretários-executivos Rogério Beretta e Esaú Aguiar, além do coordenador Augusto de Castro.

Durante a reunião, Verruck apresentou o panorama atual da Rota Bioceânica, com destaque para:

  • Cronograma das obras em andamento

  • Setores estratégicos com potencial de investimento

  • Dados sobre exportações e competitividade logística de MS

China como parceira estratégica

Os executivos chineses manifestaram interesse em fechar parcerias comerciais e investir em áreas como:

  • Mineração e máquinas agrícolas

  • Proteína animal e turismo

  • Bioenergia e reflorestamento

“O Estado tem se posicionado de forma estratégica nesses segmentos, com alta viabilidade de exportação para a China via Rota Bioceânica”, afirmou Jaime Verruck.

A China já é o principal destino das exportações de Mato Grosso do Sul, representando mais da metade do volume comercializado pelo Estado ao exterior.

Relevância internacional

Para o titular da Semadesc, a presença da delegação chinesa reforça o interesse global crescente pela Rota Bioceânica e sinaliza um movimento importante para a internacionalização da economia sul-mato-grossense:

“Esse movimento representa um marco para o desenvolvimento regional e a inserção de Mato Grosso do Sul em cadeias globais de comércio e logística”, concluiu Verruck.

 
 
 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS Atualizado às 11h02 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 26°

Seg 27°C 20°C
Ter 28°C 19°C
Qua 30°C 20°C
Qui 30°C 20°C
Sex 27°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes