As obras de reabilitação da Ponte Hélio Serejo, localizada na BR-267, entre Bataguassu (MS) e o estado de São Paulo, avançam com 70% dos serviços já executados. A estrutura de 2.550 metros sobre o Rio Paraná recebe reforço estrutural e restauração completa, com investimento de aproximadamente R$ 9 milhões, coordenado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Inaugurada em 1964, a ponte é considerada estratégica para o transporte rodoviário nacional, conectando as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de ser um eixo de acesso à Rota Bioceânica. A reabilitação inclui:
Demolição de elementos deteriorados
Substituição de 352 aparelhos de apoio
Reforço de vigas e construção de consoles
Recuperação do pavimento, guarda-corpos e barreiras metálicas
Pintura de toda a superestrutura e estrutura inferior
Segundo o DNIT, os trabalhos seguem conforme cronograma, e a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2025. A fase atual contempla a finalização da mesoestrutura (partes intermediárias) e da superestrutura (partes superiores).
“A obra reforça a segurança viária e garante a durabilidade de uma ponte essencial para o escoamento da produção e integração regional”, afirmou o órgão em nota.
A reabilitação da Ponte Hélio Serejo promete otimizar a circulação de veículos pesados, fortalecer a logística interestadual e contribuir para o desenvolvimento econômico dos municípios conectados pela BR-267. A estrutura é uma das mais importantes do trecho que interliga Mato Grosso do Sul e São Paulo.
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