Um ônibus de turismo desgovernado invadiu o bar e restaurante Café Mostarda, na movimentada Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, no início da noite desta terça-feira (29). O acidente aconteceu por volta das 18h50 e deixou uma mulher de 59 anos ferida, com luxação na clavícula e escoriações. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo estava estacionado sem o freio de mão acionado, o que levou ao deslocamento inesperado.
De acordo com a corporação, o ônibus, que é utilizado para o transporte de estudantes universitários de Ribas do Rio Pardo, estava parado na Afonso Pena, sentido Parque dos Poderes – Centro, antes do cruzamento com a Rua Paraíba. No momento do acidente, o veículo estava vazio e sem passageiros.
A motorista do ônibus, de 27 anos, relatou aos bombeiros que havia estacionado o veículo e se dirigido ao banheiro localizado dentro do próprio ônibus. Pouco depois, o veículo começou a se mover sozinho. Ao perceber a movimentação, a condutora correu até o volante na tentativa de impedir o deslocamento, mas não conseguiu evitar a colisão.
O ônibus atravessou a pista, subiu no canteiro, bateu em uma placa de sinalização, atingiu uma árvore da calçada e só então invadiu a área externa do bar, colidindo com cerca de quatro mesas onde clientes estavam sentados.
“O que eles nos disseram é que conseguiram verificar o ônibus antes de bater aqui no estabelecimento, então conseguiram correr. E isso foi o que, certamente, contribuiu para o baixo número de vítimas”, relatou o tenente Max Sousa Posta, do Corpo de Bombeiros.
A mulher ferida, que estava entre os clientes do bar, não conseguiu se levantar a tempo e foi atingida. Segundo o tenente, ela estava consciente e orientada e foi encaminhada para a Santa Casa de Campo Grande, onde recebeu atendimento médico.
A motorista, que possui habilitação para condução do veículo, permaneceu no local e prestou esclarecimentos. Segundo os bombeiros, ela estava muito abalada emocionalmente, mas não apresentava sinais de embriaguez.
“Ela está bem impactada pelo acidente, mas está lúcida. O ônibus estava vazio e sem nenhum passageiro”, complementou o oficial dos bombeiros.
O acidente provocou o bloqueio do trânsito nos cruzamentos da Rua Paraíba com Arthur Jorge e da Avenida Afonso Pena com José Antônio, com atuação da Guarda Civil Metropolitana para controle do tráfego. A Polícia Civil já iniciou a apuração para determinar responsabilidades e circunstâncias do acidente.
O proprietário do Café Mostarda, Daniel Vicari, lamentou os danos, mas agradeceu o fato de não ter havido vítimas graves:
“O mais importante é que todos estão bem, graças a Deus. Agora vamos acionar o seguro e resolver os prejuízos materiais”, afirmou.
A empresa responsável pelo ônibus ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido. O espaço permanece aberto para futuras declarações.
Mín. 16° Máx. 26°