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Com quatro concorrentes, Rota da Celulose tem leilão bem-sucedido e investimento bilionário garantido

Após edital reformulado, consórcio K&G vence disputa com 9% de desconto na tarifa e R$ 217 milhões em aporte; contrato prevê R$ 10,1 bilhões em melhorias viárias em MS

09/05/2025 às 08h30
Por: Campo Grande Fonte: ASSECOM
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O leilão da concessão da Rota da Celulose, realizado nesta quinta-feira (8), na B3 em São Paulo, foi considerado um sucesso absoluto. A disputa atraiu quatro grupos empresariais interessados em assumir a gestão e modernização de 870,3 quilômetros de rodovias que cruzam o Mato Grosso do Sul.

O consórcio K&G Rota da Celulose, formado pelas empresas K-Infra Concessões e Galápagos Participações, apresentou o maior desconto na tarifa de pedágio (9%) e um aporte financeiro de R$ 217,3 milhões, garantindo a vitória na concorrência.

Disputa acirrada marcou o certame

Outros três grupos também apresentaram propostas competitivas:

  • Rotas do Brasil S.A. – 5% de desconto | Aporte: R$ 137,2 milhões

  • Consórcio Caminhos da Celulose (XP) – 8% de desconto | Aporte: R$ 195,6 milhões

  • BTG Pactual Infraestrutura – 4% de desconto | Aporte: R$ 118,8 milhões

Rodovias contempladas

A concessão abrange trechos das rodovias:

  • Estaduais: MS-040, MS-338 e MS-395

  • Federais delegadas: BR-262 e BR-267
    Com isso, a nova concessão engloba tanto infraestrutura estratégica como áreas com alto fluxo de carga industrial, especialmente para a indústria da celulose.

Declarações oficiais

O governador Eduardo Riedel (PSDB) comemorou o resultado:

“Revisamos a modelagem do projeto, diluímos os investimentos no tempo, tornamos o contrato mais atrativo e colhemos o fruto: quatro grandes grupos interessados. É um marco para a infraestrutura de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

ministro dos TransportesRenan Filho, reforçou o impacto positivo:

“Com esse e o próximo leilão da BR-163, somamos R$ 25 bilhões em novos investimentos em MS só neste mês. O Estado entrou de vez na rota do crescimento nacional.”

Investimentos e melhorias previstas

O contrato prevê investimentos totais de R$ 10,1 bilhões ao longo de 30 anos:

  • 115 km de duplicações

  • 457 km de acostamentos

  • 245 km de terceiras faixas

  • 38 km de contornos urbanos

  • 62 dispositivos em nível e 4 em desnível

  • 22 passagens de fauna e 25 acessos

  • 3.780 m² de obras de arte especiais

  • 100% da malha com acostamento

A maior parte das obras deve ser executada nos primeiros 8 anos de concessão.

Pedágio com sistema eletrônico free flow

O pedágio será feito via sistema eletrônico sem cancelas (free flow), com desconto de 5% para veículos com TAG. Estarão isentos:

  • Motocicletas

  • Veículos de emergência e oficiais

  • Caminhões com eixo suspenso sem carga

Haverá 12 pórticos distribuídos nas seguintes regiões: Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.

A cobrança só poderá ser iniciada após um ano da assinatura do contrato.

Estrutura de apoio e atendimento

A concessionária será responsável por:

  • 13 guinchos mecânicos

  • 13 ambulâncias

  • 5 caminhões-pipa

  • 5 veículos para remoção de animais

  • 13 bases de atendimento ao usuário, com estacionamento, banheiros e áreas de descanso

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