O Sicoob e o Sebrae assinaram um novo acordo de cooperação para ampliar o acesso ao crédito a MEIs, micro e pequenas empresas em todo o Brasil. O anúncio foi feito em maio de 2025, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).
Com o novo aporte de R$ 400 milhões no Fampe, o Sicoob projeta um aumento potencial de R$ 4,8 bilhões em concessões de crédito para este público. O Fampe funciona como garantia complementar, especialmente para empresários que não possuem garantias suficientes para financiar seus projetos diretamente com instituições financeiras.
Atualmente, o Sicoob é líder em concessão de crédito para pequenos negócios no Brasil e o maior operador do Fampe. A instituição possui 10% de participação de mercado entre microempresas e planeja dobrar o volume de concessões em 2025, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste, consideradas prioritárias para expansão.
“Ficamos felizes em ter assinado esse acordo de cooperação. Esse documento representa o maior limite de crédito que o Sebrae possibilita a uma instituição financeira e estamos gratos pelo reconhecimento”, declarou Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob.
O crédito poderá ser utilizado para diversas finalidades, como:
Investimentos no negócio
Reformas e ampliações
Capital de giro
Compra de equipamentos e insumos
A parceria busca impulsionar os pequenos empreendedores que enfrentam dificuldades para acessar o sistema financeiro tradicional e fortalecer a sustentabilidade dos negócios locais.
Com mais de 8,8 milhões de cooperados, o Sicoob é uma das maiores instituições financeiras cooperativas do país, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento em todos os estados e no Distrito Federal. Em mais de 400 municípios brasileiros, é a única instituição financeira presente, consolidando-se como agente de inclusão bancária e desenvolvimento local.
Acesse www.sicoob.com.br para mais informações e oportunidades.
Mín. 16° Máx. 26°