OUTUBRO LMS 580 GLF
SONORA OUTUBRO
DROGARIA DOS AMIGOS GLF
DROGARIA DOS AMIGOS 970 X 250
OUTUBRO LMS 970.... GLF
LUIZINHO MATÉRIAS
PH LANCHES
AMIGAO SENTINELA PRODUTIVA GLF
SÃO GABIERL

SÃO GABRIEL DO OESTE-MS| Frigorifico de peixe inaugurado no Assentamento Campanário deve impulsionar a piscicultura na região

.

08/11/2019 08h09
Por: Campo Grande
Fonte: JE
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Em busca de diversificar e aumentar a renda, o empresário e produtor rural Valpirio Tomazoni, investiu na construção de 16 tanques totalizando aproximadamente uma área de 2ha de lâmina de água em sua propriedade rural no Assentamento Campanário em São Gabriel do Oeste-MS.
 
Hoje dia 07 de novembro de 2019, a convite do proprietário, uma visita técnica liderada pelo vereador e presidente da Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste, Valdecir Malacarne, pôde conhecer mais sobre os investimentos ali realizados, acompanhando o procedimento da retirada dos peixes dos tanques e posteriormente a etapa de abate.
 
 
©VÍCTOR CURRALES
Valpirio Tomazoni, (Pio), sempre se destacou pelo seu espírito, empreendedor e inquieto em busca de oportunidades de investimentos. Entender e vislumbrar potencialidade na produção de peixes em tanques escavados em seu lote no assentamento Campanário, está fazendo toda a diferença nessa nova atividade.
 
A visita teve como principal objetivo mostrar aos visitantes convidados como ocorre o manejo da criação de peixes desde a soltura dos alevinos, o manejo, a captura para abate, o abate e o processamento dos produtos que são comercializados.
 
Frigorífico
 
Além da produção em si, outro fator que chamou bastante a atenção dos visitantes foi conhecer o primeiro frigorífico de peixe em assentamento rural no estado. Segundo informações do responsável técnico do frigorífico e produção, o veterinário Cassiano Simões, a produção de peixes já está surpreendendo positivamente e mostra claramente que a opção e totalmente viável na relação custo/benefício com boa rentabilidade.
 
Inicialmente, o Frigorífico Recanto das Águas, já com o registro no Serviço de Inspeção Municipal- SIM, podendo então atender o mercado local como os supermercados, bares, lanchonetes e restaurantes.
 
Segundo informações do veterinário Cassiano, a intenção é aumentar a produção de peixes com abertura de novos tanques e também a atividade frigorífica com o abate de peixes produzidos em outras propriedades do município desde que esteja dentro de sua cota permissiva de abate.
 
Atualmente o frigorífico está autorizado para abater 100 kg de peixes por dia, porém sua capacidade inicial hoje é para 500 kg/dia, com uma capacidade de armazenamento em câmara frigorífica é de uma tonelada de peixes.
 
A chácara Recanto das Águas, conta, segundo informações do proprietário, com uma população cerca de 35.000 peixes, alguns já em ponto de abate com 18 meses e outros com pouco mais de 12 meses e com a chegada nesta data de mais 6.000 alevinos. As espécies produzidas na Chácara Recanto das Águas são: Pacú, Pintado e Lambari.
 
A iniciativa conta ainda com o apoio técnico da Agraer local, que por intermédio do técnico Flavio Renato da Silva, que fez o projeto e todos o levantamento e estudo de lotação dos tanques, e orientações para o produtor no cultivo de peixes, que é constituído, basicamente, por três fases: alevinagem, recria, e engorda, sendo que cada uma delas corresponde a um tipo específico de piscicultura.
 
Para Flavio Renato da Agraer, o grande fator do sucesso da produção na Chácara Recanto das águas, são a qualidade e abundância de água de boa qualidade e a ração utilizada na alimentação dos peixes, já que até agora não teve nenhum caso registrado de problemas com a oxigenação da água e com relação a comercialização do produto industrializado na propriedade já agrega valor ao produto.
 
Pio Tomazoni, explicou a nossa reportagem que estará também inaugurando já nos próximos dias, uma peixaria na área central da cidade, onde além do peixe de sua produção terá também carnes de outras variedades da espécie e outras mais exóticas.
 
A comitiva que visitou a chácara recanto das Águas foi composta e liderada pelo vereador Valdecir Malacarne, contando ainda com técnicos da Agraer, gerência do Banco Bradesco, a imprensa local e o prefeito Jeferson Tomazoni.
 
Sobre a importância do empreendimento para o município, Valdecir Malacarne mencionou a geração de empregos e a diversificação das matrizes econômicas do município.
©VÍCTOR CURRALES
“A piscicultura já é uma atividade desenvolvida no município, agora com o frigorífico, mais produtores poderão investir na criação de peixes, por isso, parabenizo o senhor Valpirio Tomazoni, pelo desprendimento e investimento e a administração municipal pelo apoio”, concluiu o presidente do legislativo municipal, Valdecir Malacarne.
 
Para Valpirio Tomazoni, um apreciador nato de peixes, faltava algo para ser explorado em sua área, cercada pelas lavouras de soja e milho, criação de suínos que são a base da economia do município, pensou então na criação de peixes em açudes.
 
Com um planejamento de manejo na produção, água e ração de qualidade a atividade, além de boa resposta de expectativa, está também eliminando um antigo mito sobre a criação de peixe em cativeiro que é: Peixe de cativeiro tem gosto de barro e a população não consome muito.
 
"Estamos conseguindo produzir um peixe de qualidade que está sendo muito bem aceito, isso nos tranquiliza e dá suporte e credibilidade para entrar no mercado local com um bom preço e com corte diferenciados como o filé de pacu sem espinhas, pacu sem escamas, filé de pintado, pacu com escamas e eviscerados, as postas e a novidade o lambari", explicou Pio Tomazoni, que ao final da visitação, fez questão de oferecer uma degustação de filé de pintado e costelinhas de pacu fritos na hora. 
©VÍCTOR CURRALES

©VÍCTOR CURRALES

©VÍCTOR CURRALES

Por: Victor Currales
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários

DROGARIA DOS AMIGOS 300 X 600
DROGARIA DOS AMIGOS 300 X 600 25 ANOS
ART CRIL ARRANHACÉU
OUTUBRO LMS
SENTINELA 300X600
SENTINELA 300X250
PRODUTIVA PRODUTOS AGRÍCOLAS
PRODUTIVA PRODUTOS AGRÍCOLAS
APLA VISAO
PRODUTIVA PRODUTOS AGRÍCOLA
OUTUBRO LMS GLF
Municípios
OUTUBRO LMS GLF
Últimas notícias
OUTUBRO LMS GLF
MARCELO CONTABILIDADE
Mais lidas
OUTUBRO LMS GLF
OUTUBRO LMS GLF