Sexta, 18 de Julho de 2025
10°

Tempo limpo

Campo Grande, MS

POLÍCIA POLICIA

Polícia Federal desmantela quadrilha que vendia diplomas falsos pela internet; MS está entre os alvos

Operação Código 451 cumpre mandados em 11 estados; investigados usavam documentos falsificados para exercer profissões como Direito, Saúde e Engenharia

11/06/2025 às 11h33
Por: Campo Grande Fonte: ASSECOM
Compartilhe:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a Operação Código 451, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava na falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior, utilizados para obtenção de registro em conselhos profissionais e exercício ilegal de profissões regulamentadas. A ação ocorre no Distrito Federal e em 11 estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, inclusive na residência do principal suspeito de liderar o esquema, além de diversos compradores dos diplomas falsificados.

“O grupo estruturou um ambiente digital com aparência oficial para simular um sistema legítimo de validação de diplomas, induzindo a erro conselhos profissionais e órgãos públicos,” informou a Polícia Federal.

Fraude virtual e atuação criminosa

A investigação teve início após a identificação de um diploma falso apresentado para registro profissional. A partir do documento fraudulento, a PF rastreou um site falso hospedado em plataforma pública, desenvolvido para imitar um ambiente universitário de verificação de autenticidade de diplomas.

A quadrilha atuava com divisão de tarefas bem definida, abrangendo:

  • Produção dos documentos forjados

  • Venda pelas redes sociais e aplicativos de mensagens

  • Utilização dos diplomas para ingresso e atuação em conselhos profissionais

Foram identificados ao menos 33 diplomas fraudulentos no ambiente virtual. A PF apurou que pelo menos oito beneficiários já estavam com registros ativos em conselhos de classe, exercendo funções nas áreas de Saúde, Engenharia, Direito, Psicologia, Biomedicina, Educação Física e Administração.

Crimes investigados

Os investigados poderão responder pelos seguintes crimes:

  • Falsificação de documento público

  • Uso de documento falso

  • Estelionato

  • Exercício ilegal de profissão

  • Associação criminosa

  • Lavagem de dinheiro

  • Receptação

As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão, dependendo da caracterização individual de cada caso.

A Polícia Federal segue com a análise dos materiais apreendidos, que podem levar à identificação de novos envolvidos, tanto na produção quanto no uso dos documentos falsificados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS Atualizado às 04h02 - Fonte: ClimaTempo
10°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 23°

Sáb 28°C 13°C
Dom 29°C 17°C
Seg 33°C 18°C
Ter 34°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes