Sexta, 18 de Julho de 2025

Tempo limpo

Campo Grande, MS

POLÍCIA TRANSITO

Colisão com aves é apontada como possível causa de queda de avião na Índia, que matou 279 pessoas

Especialistas afirmam que impacto com aves pode ter provocado falha nos dois motores do Boeing 787 poucos segundos após a decolagem

14/06/2025 às 19h12
Por: Campo Grande Fonte: ASSECOM
Compartilhe:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

A queda de um avião no aeroporto de Ahmedabad, na Índia, que deixou 279 mortos e apenas um sobrevivente, pode ter sido causada por uma colisão com aves, segundo apontam especialistas em aviação. O acidente aconteceu na última quinta-feira (12)poucos segundos após a decolagem, quando a aeronave não havia sequer ultrapassado os 200 metros de altitude.

De acordo com o especialista Jason Knight, professor da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, a hipótese mais provável para a tragédia é a falha simultânea dos dois motores, possivelmente provocada por uma ingestão de aves.

“O avião foi projetado para voar com um só motor. Portanto, uma falha dupla, logo na decolagem, torna a colisão com aves a hipótese mais provável”, explicou à Sky News.

O especialista reforça que, como a aeronave ainda estava em baixa altitude, o piloto teria tido pouco ou nenhum tempo para executar manobras de emergência, como um pouso forçado ou retorno ao aeroporto.

Fase mais crítica do voo

Para o professor Graham Braithwaite, da Universidade de Cranfield, na Inglaterra, a decolagem é sempre uma das fases mais críticas da aviação, pois qualquer falha requer uma resposta imediata dos pilotos.

“Apesar disso, acidentes como esse são extremamente raros, especialmente em aeronaves modernas como o Boeing 787”, destacou.

Condições meteorológicas descartadas

O especialista John McDermid, da Universidade de York, também analisou o caso e considera a queda “muito surpreendente”, uma vez que não havia indícios de falhas prévias ou condições meteorológicas adversas no momento do acidente.

“Os pilotos podem cancelar a decolagem até bastante tarde no rolo de aceleração. Isso indica que o problema surgiu de forma abrupta na transição final da decolagem, já fora do solo, e foi suficientemente grave para ser totalmente incontrolável”, afirmou.

O professor também descarta qualquer influência do clima, já que havia visibilidade total e temperaturas em torno de 40ºC, sem registro de turbulências ou ventos fortes no momento da tragédia.

Investigação e caixa-preta

As investigações continuam, mas até o momento, apenas uma das caixas-pretas foi encontrada. Os peritos trabalham na coleta de dados, análise dos destroços e depoimentos de testemunhas para confirmar se, de fato, uma colisão com aves foi responsável por desencadear o acidente.

O trabalho dos especialistas deve levar vários dias, até que seja possível ter um diagnóstico mais claro sobre a sequência de falhas que levou à maior tragédia aérea registrada na Índia desde 1996.

Relembre os dados do acidente

  • ???? Local: Ahmedabad, Índia

  • ???? Data: 12 de junho de 2025

  • ✈️ Aeronave: Boeing 787

  • ???? Vítimas: 279 mortos e 1 sobrevivente

  • ⚠️ Hipótese principal: Falha dupla dos motores provocada por colisão com aves logo após a decolagem

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS Atualizado às 05h02 - Fonte: ClimaTempo
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 23°

Sáb 28°C 13°C
Dom 29°C 17°C
Seg 33°C 18°C
Ter 34°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes