O último dia de outono começou com nevoeiro, garoa e temperaturas na casa dos 16ºC em Campo Grande, marcando a transição para o inverno, que tem início oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20). A previsão indica queda brusca nas temperaturas nos próximos dias, com mínima podendo chegar a 0ºC na próxima semana.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), dois alertas estão ativos para Mato Grosso do Sul. Um alerta de chuvas intensas, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%, vale para as regiões leste, norte e parte do oeste. Outro alerta semelhante abrange o extremo sul do Estado.
Campo Grande nesta manhã de sexta-feira
Campo Grande: mínima de 16ºC e máxima de 27ºC, com nevoeiro pela manhã e sol entre nuvens à tarde.
Dourados: mínima de 14ºC e máxima de 25ºC, com tempo firme.
Ponta Porã: frio no início do dia, com mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.
Corumbá: mínima de 17ºC e máxima de 28ºC, com calor predominando à tarde.
Três Lagoas: mínima de 18ºC e máxima de 29ºC, com céu limpo e baixa umidade.
Coxim: mínima de 17ºC e máxima de 30ºC.
Porto Murtinho: termômetros variando de 16ºC a 27ºC, com vento forte e sensação térmica mais baixa pela manhã.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), uma nova frente fria avança sobre o Estado no domingo (22), trazendo aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas a moderadas, além de tempestades isoladas, raios e rajadas de vento, principalmente no sul do Estado.
Na segunda-feira (23), o avanço de uma massa de ar polar provoca o fenômeno da mínima invertida, quando as temperaturas são mais altas pela manhã e vão diminuindo ao longo do dia.
O ápice do frio está previsto para a terça-feira (24), quando as mínimas podem variar entre 0°C e 2°C, com chances de geada, especialmente nas regiões sul e sudoeste do Estado.
A reportagem tentou contato com a Aena, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande, para verificar se o nevoeiro afetou pousos e decolagens, mas não obteve retorno até o momento.
Apesar do nevoeiro no início desta sexta-feira, a previsão aponta para tempo firme ao longo do dia, com atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens de chuva e favorece o tempo seco. A umidade relativa do ar pode cair para níveis críticos, entre 20% e 35%, principalmente no período da tarde.
O tempo segue firme até o fim de semana, mas o avanço da frente fria promete derrubar as temperaturas e elevar o risco de geadas, especialmente no sul do Estado.
Mín. 10° Máx. 23°