Sexta, 18 de Julho de 2025

Tempo limpo

Campo Grande, MS

Geral LUTO FAMOSO

Morre Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, aos 91 anos

Ator faleceu em São Paulo após complicações de saúde; carreira marcou gerações com papéis inesquecíveis na TV, teatro e cinema

20/06/2025 às 09h37
Por: Campo Grande Fonte: ASSECOM
Compartilhe:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

O Brasil se despede de um dos maiores galãs da televisão. Morreu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco, referência na teledramaturgia brasileira, com mais de seis décadas de carreira no teatro, cinema e, principalmente, nas novelas.

O ator estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há cerca de 20 dias. De acordo com familiares, ele enfrentava complicações de saúde em razão da idade e de um ferimento que evoluiu para infecção. A causa da morte foi confirmada como falência múltipla dos órgãos.

O velório acontece nesta sexta-feira (20), das 7h às 15h, no Funeral Home, em São Paulo, aberto ao público. O sepultamento será às 16h, reservado aos familiares e amigos mais próximos.

Último adeus a um gigante da TV

Em nota, a família informou que Cuoco faleceu de forma serena. A TV Globo prestará homenagem exibindo um tributo especial logo após o Jornal da Globo.

O dramaturgo Walcyr Carrasco lamentou a perda:

“Nos deixou hoje um dos maiores atores da nossa televisão. Francisco Cuoco foi um ícone, um artista que inspirou gerações e levou emoção a milhões de lares. Fica a saudade e a eterna admiração. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos admiradores.”

Uma trajetória marcada pela arte

Nascido em 29 de novembro de 1933, no bairro do Brás, em São Paulo, Francisco Cuoco cresceu em uma família simples e desde cedo mostrou paixão pelo palco. Começou a carreira artística no teatro nos anos 1950, após trocar o curso de Direito pela Escola de Arte Dramática (EAD) da USP.

Trabalhou com ícones como Fernanda MontenegroSérgio BrittoÍtalo Rossi e Fernando Torres, integrando o prestigiado Teatro dos Sete.

Sua estreia na televisão foi na década de 1960, em teleteatros da TV Tupi e, posteriormente, em novelas como “Marcados Pelo Amor” (1964) e “Redenção” (1966), que o transformou em galã nacional.

O galã eterno das novelas

A estreia na Globo aconteceu em 1970, na novela “Assim na Terra Como no Céu”, de Dias Gomes, interpretando o Padre Vitor. A partir daí, Cuoco se tornou um dos protagonistas mais requisitados da emissora.

Entre seus papéis mais marcantes estão:

  • Cristiano Vilhena em “Selva de Pedra” (1972)

  • Carlão, o taxista de “Pecado Capital” (1975)

  • Herculano Quintanilha, em “O Astro” (1977)

  • Paulo Della Santa e seu sósia Denizard de Mattos, na novela “O Outro” (1987)

Também brilhou em sucessos como “O Salvador da Pátria” (1989), “Passione” (2010), “Segundo Sol” (2018) e, mais recentemente, participou da série “No Corre”, do Multishow, em 2023, seu último trabalho na TV.

Cinema, teatro e música

Além das novelas, Cuoco teve passagens marcantes pelo cinema, atuando em filmes como:

  • “Traição” (1998)

  • “Gêmeas” (1999)

  • “A Partilha” (2001)

  • “Cafundó” (2005)

Nos anos 2000, voltou aos palcos em espetáculos como “Três Homens Baixos”“Circuncisão em Nova York” e “Uma Vida no Teatro”, mostrando sua versatilidade e paixão pela arte.

Curiosamente, também gravou discos, incluindo o álbum “Solead” (1975), com canções românticas, e o CD “Paz Interior”, com orações.

Discreto na vida pessoal

Francisco Cuoco teve três filhos – TatianaRodrigo e Diogo – do casamento com Gina Rodrigues Cuoco, de quem se divorciou. Nos últimos anos, viveu um relacionamento com Thaís Rodrigues, mantendo sua vida privada sempre longe dos holofotes.

Legado na cultura brasileira

Francisco Cuoco deixa um legado gigantesco para o teatro, o cinema e a televisão do Brasil. Suas atuações atravessaram gerações, tornando-o sinônimo de elegância, carisma e talento.

“Eu prefiro que o personagem sufoque o Francisco”, costumava dizer, sobre sua dedicação à atuação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS Atualizado às 05h02 - Fonte: ClimaTempo
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 23°

Sáb 28°C 13°C
Dom 29°C 17°C
Seg 33°C 18°C
Ter 34°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes