Quarta, 08 de Julho de 2020
67 9936-9316 ou 67 99629-9767
Saúde SAÚDE

Ministério da Saúde envia 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente para os estados

Imunização garante a proteção contra cinco doenças

10/01/2020 19h10
Por: Campo Grande Fonte: Janary Bastos Damacena
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

Todos os estados brasileiros recebem, a partir desta quinta-feira, doses da vacina pentavalente. Ao todo, são enviados 1,7 milhão de doses dessa vacina, que garante a proteção contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta).

 

A pentavalente é distribuída pelo Ministério da Saúde e é adquirida pelo Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS. Isso porque não existe laboratório produtor no Brasil. Entre junho e dezembro de 2019, o envio desta vacina esteve irregular por causa de problemas com o fornecedor. Lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

Em agosto do ano passado, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mundo. Esse quantitativo enviado aos estados inicia o restabelecimento do quantitativo enviado mensalmente pelo Ministério das Saúde aos estados do país, como explica o ministro interino da Saúde, João Gabbardo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 10h59 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

15° Sensação
9 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens