Quarta, 23 de Setembro de 2020
67 9936-9316 ou 67 99629-9767
Política JUSTIÇA

ANGÉLICA-MS| Após pedido do MPMS, Município é obrigado a providenciar instituição de abrigo

.

20/02/2020 06h24
Por: Campo Grande Fonte: ASSECOM
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

Após pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça em substituição legal Allan Thiago Barbosa Arakaki, a Juíza de Direito Bruna Tafarelo concedeu liminar para obrigar o Município de Angélica a providenciar, no prazo de 90 dias, instituição adequada para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, sob pena de multa diária de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Foi instaurado, no âmbito da Promotoria de Justiça, inquérito civil para apurar a omissão do Município em providenciar dependências para a realização de acolhimento de crianças e adolescentes, após o encerramento do vínculo contratual que possuía com a Associação Cantinho Bem-Me-Quer.

Conforme consta nos autos, até o final de 2019, por força de convênio, a entidade privada sediada em Ivinhema recebia os menores acolhidos. Porém, o elo contratual foi encerrado em razão de divergência acerca dos valores dos repasses periódicos.

De acordo com o Promotor de Justiça, foi emitida uma recomendação no bojo do procedimento instaurado para que a municipalidade providenciasse dependências adequadas para a realização de eventuais acolhimentos. Contudo, não foi apresentada resposta dentro do prazo.

Posteriormente, a Promotoria de Justiça pleiteou, a título liminar, que o Município fosse compelido a providenciar estrutura adequada para receber os menores decorrentes do acolhimento institucional, com estrutura mínima de funcionários para tanto.

Em sua fundamentação, a Magistrada declarou que a probabilidade do direito decorre do art. 227 da Constituição Federal e do art. 88, I, do ECA, enquanto o periculum in mora advém da situação de percalços sofridos pelo Conselho Tutelar para o encaminhamento de menores em casos acolhimento institucional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ANGÉLICA - MS

ANGÉLICA - Mato Grosso do Sul

Sobre o município
Campo Grande - MS
Atualizado às 00h53 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 31°

19° Sensação
20 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °